Saúde da Mulher

Os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres

“Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2012, os tipos de câncer que mais atacam as brasileiras são o de mama, o do colo do útero, o colorretal (intestino) e o de tireoide”, explica Hakaru.
As causas do câncer são muito variadas. “Entre os principais fatores que podem levar ao câncer de mama, estão o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal na menopausa e a herança genética. Em relação ao câncer de colo do útero, as mulheres que não cuidam da higiene, bem como as que são portadoras do papilomavírus (HPV), podem ter mais chances de desenvolver a doença. Quanto ao colorretal, a dieta rica em gorduras e pobre em fibras, assim como a obesidade, favorece o desenvolvimento da enfermidade. Porém, ainda não são bem esclarecidas as causas do câncer na tireoide, que infelizmente aumentou muito nos últimos anos”, esclarece o médico.
_____________________________________________________________________________________

 

 

A importância do auto-exame de mamas 


No Brasil, nas últimas duas décadas, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama apresentou uma elevação de 68%.
É a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.
Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas. Porém, um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Cerca de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, gerando tratamentos muitas vezes mutilantes o que causa maior sofrimento à mulher.
As mulheres brasileiras estão morrendo devido ao câncer de mama, pois insistem em escondê-lo por medo ou vergonha!
Idealmente, todas as mulheres deveriam realizar uma mamografia (exame capaz de detectar lesões não palpáveis) anual, a partir dos 50 anos de idade e, mais precocemente, em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau).
Como no Brasil estamos longe de seguir essa rotina, o auto-exame de mamas é a melhor saída.
O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.

Cuidados para evitar o câncer de mama.

A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.
Algumas das precauções que podem ser tomadas:
  • Fazer visitas anuais ao ginecologista;
  • Fazer o auto-exame uma vez por mês;
  • Submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.
O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. 


A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.



Técnica para realizar o auto-exame de mamas:

1° - Observação em frente do espelho

Antes do banho, posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeçaobserve tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo. Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça.
técnicas para realizar o auto-exame de mamas e evitar o câncer de mamatécnicas para realizar o auto-exame de mamas e evitar o câncer de mamatécnicas para realizar o auto-exame de mamas e evitar o câncer de mama

2° - Palpação de pé

Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre as mamas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências. Divida o seio em faixas verticais e horizontais e com os dedos estendidos e em pequenos movimentos circulares, faça a palpação de cada faixa, de cima para baixo. 
Palpe também a axila e o pescoço. Não se esqueça, todo o seio deve ser palpado, mas dê particular atenção ao quadrante superior-externo. 


Repita as mesmas manobras para a mama direita. 

3° - Palpação deitada

Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado. 


Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares.

Apalpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente.
Apalpe, agora, as axilas.

Lembre-se que o auto-exame da mama deve ser realizado regularmente. Caso note alguma alteração antes da menstruação, não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação. Se a alteração persistir procure o seu Médico. Esclareça com ele todas as dúvidas que tem sobre os seus seios e sobre o auto-exame. Se o auto-exame é normal, o exame Médico deve ser anual. 







Menstruação: cuide bem da sua higiene







Fazer uma boa higiene íntima diariamente é importante, mas durante menstruação a atenção deve ser ainda maior. Afinal, nesse período, a região genital fica mais suscetível ao mau cheiro, às irritações e às infecções. “Isso acontece porque o grau de acidez (pH) da vagina cai, deixando a área mais suscetível à proliferação de fungos e bactérias”, explica a ginecologista Elisabete Dobao, diretora da clínica Curarte, no Rio de Janeiro.
Atenta a isso, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) lançou recentemente o Guia Prático de Condutas de Higiene Genital Feminina, que ensina o passo a passo da limpeza ideal:
- use um sabonete que não faça muita espuma e que tenha grau de acidez (pH) saudável e próximo ao da vagina, ou seja, entre 4,2 e 5,6;


- espalhe o produto da virilha até o ânus, passando pelo monte de Vênus, os pequenos e os grandes lábios;
- enxágue e seque bem a região com uma toalha macia;
- se possível, lave a parte externa da vagina a cada troca de absorvente. “Vale lembrar que a finalidade da higiene não é esterilizar a região, mas remover os resíduos de sangue e excesso de secreção”, completa o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Febrasgo.
- fora de casa, pode-se usar lenços umedecidos íntimos, de preferência hipoalergênico e com pH ácido. Assim, mesmo durante a menstruação, é possível se sentir adequadamente higienizada.
De olho no absorvente
Acertar na escolha desse produto também é fundamental para manter os micro-organismos à distância. “Prefira os hipoalergênicos, livres de perfume e cor e que ofereçam maior absorção da umidade. Tudo isso está descrito na embalagem”, orienta o ginecologista Paulo César Giraldo, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seja qual for a versão escolhida (interno ou externo), procure manter a área arejada e troque o absorvente a cada quatro ou seis horas, no máximo.





CUIDANDO DA PELE NO VERÃO

Seguindo as orientações abaixo, você poderá aproveitar o melhor do sol protegendo sua pele:

1. Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.
2. Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.
3. O bronzeamento ocorre gradativamente, após os primeiros dias de exposição. A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Ficar muito no sol não vai acelerar este processo. Você só vai se queimar e as queimaduras promovem danos irreversíveis para a pele.
Você não quer ficar assim, quer?
4. Use sempre barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas. As barracas devem ser grossas, para bloquear bem a passagem do sol.
5. Aplique generosamente o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol. Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia. Faça isso de preferência em casa, sem pressa. Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.
6. Use filtro solar com FPS 15 ou maior. FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com fps=15 sua pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Pessoas de pele muito clara ou que tenham sardas, devem usar filtros com FPS 25 ou maior para garantir uma melhor proteção.
7. Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer da pele. Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam, portanto não insista em querer se bronzear, você só vai se queimar e danificar sua pele.

8. Mormaço também queima. Não se engane.
Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra. Portanto, use filtros solares também nestes dias.
9. Filtro solar deve ser usado diariamente. Se você se expõe ao sol diariamente, mesmo que não seja na praia, use filtro solar nas áreas expostas para evitar o dano solar que se acumula durante os anos de vida.
10. A proteção das crianças é responsabilidade dos pais! Proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem. Este é um hábito que deve ser formado desde cedo. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos de idade, sendo muito importante a proteção solar nesta época da vida.

Fonte: Dermatologia.net

0 comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts

 
Para Você, Mulher! © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects