Mulheres da Bíblia

Rainha Ester

Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela.

- Principais virtudes
Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo.

- Características
• Sábia Diante de uma situação difícil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
• Destemida Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
• Humilde Em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros.

- Seja como Ester
Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.
Fonte: mdemulher

 ___________________________________________________________________________________
REBECA

Quando ouvimos falar de Rebeca, logo vem à nossa mente a mentira que ela, juntamente com Jacó, armou para Isaque. O que podemos aprender então com uma mulher mentirosa?? Esse é o tipico pensamento humano!!
Desqualificamos as pessoas por causa de seus atos, e damos a elas adjetivos que se tornam uma marca!
Vamos analisar com calma, então, o que de fato aconteceu! Usarei as palavras da Bíblia e do Espírito de Profecia para ser mais fiel ao relato.
Quando estava grávida, Rebeca recebeu uma mensagem de Deus: “E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.” Gên. 25:23
Contudo, quando seus filhos já eram grandes…
“Rebeca ouviu as palavras de Isaque, e relembrou as palavras do Senhor: “O maior servirá ao menor” (Gên. 25:23), e sabia que Esaú tinha considerado levianamente sua primogenitura, vendendo-a a Jacó. Persuadiu Jacó a enganar seu pai, recebendo pela fraude as bênçãos paternas, as quais pensava não pudessem ser obtidas de outra maneira. Rebeca tinha conhecimento da parcialidade de Isaque para com Esaú, e estava convencida de que argumentos não mudariam o seu propósito. Em vez de confiar em Deus, o Ordenador dos eventos, manifestou falta de fé persuadindo Jacó a ludibriar seu pai. Nisso, o procedimento de Jacó não foi aprovado por Deus. Rebeca e Jacó deviam ter esperado que Deus executasse Seus propósitos à Sua própria maneira, e em Seu próprio tempo, em vez de procurar cumprir os eventos preditos com a ajuda do engano.” História da Redenção, p. 88
Aqui vemos explicitamente a falta de fé de Rebeca. Além disso, somos tentados a julgá-la como uma mulher ruim, contudo, se lermos um pouquinho mais, entenderemos que Rebeca não agiu puramente por maldade.
“Mas, sabendo da oposição de Rebeca e Jacó, decidiu-se a realizar a solene cerimônia em segredo. De acordo com o costume de fazer um banquete em tais ocasiões, o patriarca deu ordem a Esaú: “Sai ao campo, e apanha para mim alguma caça, e faze-me um guisado saboroso, … para que minha alma te abençoe, antes que morra.” Gên. 27:3 e 4. Rebeca adivinhou o seu propósito. Ela estava certa de que isto era contrário ao que Deus revelara como Sua vontade. Isaque estava no perigo de incorrer no desagrado divino, e de privar seu filho mais moço da posição para a qual Deus o chamara. Em vão, ela tentou argumentar com Isaque; e decidiu recorrer à sutileza.” Patriarcas e Profetas, p. 179 e 180
Isaque estava agindo mal perante o Senhor, ao planejar abençoar Esaú secretamente. Rebeca não podia permitir que Isaque fosse contra a vontade de Deus. Contudo, assim como sua sogra, tentou dar aquela ajudinha. Sua intenção era boa – garantir o cumprimento da promessa divina – mas o seu ato foi mau.
Sabemos que Rebeca era uma boa mulher. Ela foi escolhida por Deus para ser esposa de Isaque, e o Espírito de Profecia diz que “Ela creu, pelas circunstâncias, que a mão de Deus a escolhera para ser a esposa de Isaque, e “ela respondeu: Irei”. Gên. 24:58.” História da Redenção, p. 85
Ver Rebeca antes e depois é muito importante, porque nos ajuda a rever nosso mau costume de rotularmos o pecador com o seu pecado. Ela não era mentirosa, nem mulher de pouca fé. Ela agiu assim!! Também agiu com fé ao se tornar esposa de Isaque!
Rebeca nos ensina que quando Deus promete algo, precisamos confiar que Ele fará sua promessa ser cumprida!! Mesmo que queiramos defender a vontade de Deus, não temos o direito de agir mal sob a desculpa de termos boas intenções. Mentir com boas intenções continua sendo um pecado.
Mentir para defender a vontade divina é pecado!! Rebeca arcou com as conseqüências de seu pecado, passando o restante de sua vida longe de Seu filho amado.
Para o pecado não há desculpas, há justificação, e essa somente pelo poder de Deus! Fidelidade é nosso dever!
Fonte: www.mulheresadventistas.com




RAABE - A PROSTITUTA TRANSFORMADA ATRAVÉS DA FÉ E DA OUSADIA



No livro de Josué, entre tantos momentos onde o povo de Deus usou de sua coragem e fé para conquistar e agradar ao Senhor, lê-se também acerca de uma mulher, corajosa e ousada que arriscou-se a fim de proteger os servos de Deus.
"Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias." (Hebreus 11.31)
Hebreus 11 é conhecido como A GALERIA DOS HERÓIS DA FÉ. E nesse capítulo, que discorre sobre grandes personagens bíblicos, fala-se de apenas 2 mulheres: uma é Sara que fez parte do chamado de Abraão; aquela, que por sua vez tornou-se mãe de nações e vivia em um contexto diferente de Raabe. Esta era prostituta, idólatra e pagã.
Imagine como era vista essa mulher pela sociedade. Se hoje numa cultura oriental (mais especificamente o Oriente Médio) a mulher ainda não é tão valorizada como deveria, Raabe então não valia quase nada para os homens! Mas, mesmo assim foi ousada em sua fé! O livro de Tiago, cap. 2 e vers. 25 também faz referência a fé de Raabe, que foi justificada por suas atitudes de fé.
Há mulheres que perguntam a si mesmas: " Será que eu, com um passado tão triste e cheio de culpas, tenho chances de ser redimida?" Eu digo a você minha querida: a palavra de Deus relata que os pecados ele lança no mar do esquecimento; Hebreu 8.12 - ... "dos seus pecados jamais me lembrarei."
Raabe foi ousada e teve fé, mas também agiu com sabedoria. E a usou,não como esperteza para se "dá bem", mas para livrar aos homens de Deus e livrar a ela e sua família.
Primeiro, ela foi ousada em acolhê-los: (como bem sabem, o povo de Israel estava a caminho de conquistar a terra prometida e precisariam destruir Jericó, os espias para passar a noite precisavam de um lugar onde não chamasse a atenção das autoridades, e o local onde menos suspeitariam era a casa de uma prostituta, como é o caso de Raabe, pois homens faziam parte de seu cotidiano; mas o rei de Jericó sabendo que estavam ali foram então atrás dos espias) quando entraram em sua casa, ela os recebeu. Poderia não aceitar e tinha razões para isso, mas mesmo com a chance de entragá-los e receber uma ótima recompensa ela optou por uma grande atitude: os escondeu, e sabendo que o Deus de Israel iria ganhar a batalha, pediu-lhes proteção para si e para a família APESAR DE SER PAGÃ.
Ela mesmo declarou que Deus era o Deus daquele povo!
Raabe teve fé para crer que poderia ser resgatada coma sua atitude, ela teve coragem! Encarou as autoridades com firmeza.
Outro destaque foi a sabedoria como agiu perante os homens do rei de Jericó.
E você mulher, como tem agido? Quem sabe vive uma vida pregressa, ou já assim viveu e bateu em tantas portas e nada! Mas estás colocando sua confiaça onde? EM QUEM?
Precisamos aprender com Raabe a dar passos firmes em tempos de guerra. Isso definirá o nosso destino. Muitas mulheres veem seus lares sendo destruídos e por vezes é em suas próprias mãos que está a solução, a proteção...Raabe livrou sua família inteira da destruição...MAS ELA ESCOLHEU O POVO DE DEUS E LIVROU-SE DAQUELA VELHA VIDA QUE LEVAVA. Ela teve ousadia e fé e escolheu com sabedoria o lado certo: DEUS!
Sabe o que aconteceu? Raabe foi honrada por Deus que fez com que ela entrasse na genealogia de Jesus! Que maravilhoso! Mas ela não era prostituta? Você pode está a perguntar...SIM! Mas Deus a transformou, suas atitudes a transformaram. Ela não decidiu pensar no seu futuro baseado em seu passado,ela creu em Deus para fazer a mudança em sua vida!
Raabe pôde perceber que sua crença, seus valores sua fé em um deus que não a supria interiormente não eram úteis para sua alma. Não traziam coisas positivas e nem a preenchiam... traziam sim, vazio!
A meretriz decidiu acolher os espias. Ela usou a sua criatividade para escondê-los. A vida é cheia de altos e baixos, é preciso ser criativo e cheia de atitude para não se deixar desanimar por sentimentos negativos e por situações de adversidade.
A tua vida pode ser transformada, não somente por causa de um passado negro, triste, marcado por dor e mágoas, mas por SUA DECISÃO DE MUDAR!
Raabe viu no problema uma chance para seu viver!

"Miss. Benayne Souza."  
     ____________________________________________________________________
.
Dorcas







LIÇÕES DA VIDA DE DORCAS

1. Aprendamos a usar nossos dons na ajuda ao próximo


Embora não tenhamos todos os dons de Pedro e Dorcas, nós também podemos servir aos outros. Podemos levar alegria às pessoas que nos rodeiam, por simples atos de bondade e amor. Portanto, nossa vida pode ser uma bênção aos outros, se pegarmos o pouco que temos e começarmos a usá-lo para servir outras pessoas. Somos incentivados a ser generosos com o que Deus nos deu. Devemos estar dispostos a emprestar aos pobres (Êx 23:11; Dt 15:7-8). Também nos é dito que devemos ser ávidos para compartilhar e dar aos outros (At 4:34-35; I Co 16:2; Gl 2:10). Leia II Coríntios 9:6-11 e veja o quanto Deus ama ao que dá com alegria, e nós ceifaremos o que semearmos.

2. Aprendamos a testemunhar de Cristo, através das boas obras.

É necessário que nós todos, enquanto igreja, tenhamos consciência do que seja uma igreja que realmente testemunha o senhorio de Cristo. Para isso, precisamos definir o que é testemunho. Testemunho é a marca distinta que cada cristão mostra ao mundo, através de atos sacrificiais que mostrem Jesus Cristo como Senhor da sua vida. Testemunho é o compromisso diante de Deus em expressar o que ele faz, o que ele quer e o que ele é; é mostrar a obra de Deus na nossa vida; é viver de tal forma que a pessoa de Cristo seja vista em nossa vida; são atos de sacrifício praticados pela fé e por amor a Jesus. Isso traz algumas implicações na nossa maneira de viver; mostra que o testemunho envolve ética e caráter, isto é, a forma pela qual vivemos o nosso dia-a-dia, a nossa boa conduta diante da sociedade. Também mostra que, enquanto a proclamação aponta, verbalmente, para Cristo, o testemunho aponta, silenciosamente, para Cristo, especialmente através das boas obras que realizamos aos nossos semelhantes.

3. Aprendamos a usar os milagres divinos para atrair os pecadores a Cristo.

No princípio de seu ministério, Jesus adquiriu a estima e a admiração do povo, porque, na região do mar da Galiléia, ele foi a uma festa de casamento e transformou água em vinho. Este foi o primeiro de seus milagres que a Bíblia menciona. Este milagre, da mesma forma que os últimos, confirmou que ele era verdadeiramente Deus. Quando João Batista começou a pregar e atrair grandes multidões na Judéia, Jesus voltou para a Galiléia, onde operou muitos milagres e grandes multidões o cercavam. Antes de subir aos céus, ele deixou a ordem para que os apóstolos evangelizassem e garantiu o poder para efetuarem sinais e maravilhas (Mc 16 :15 -19 ). Pedro falou à igreja no dia de Pentecostes, revelando a importância de Cristo como Senhor da salvação (At 2:14 -40), e o Espírito Santo revestiu a igreja de poder para operar sinais e maravilhas que confirmavam a veracidade dessa mensagem (At 2:43). A ressurreição de Dorcas foi uma prova significativa de que a igreja deve buscar os milagres de Deus, não como um fim em si mesmo, mas como uma forma santa de atrair os incrédulos, a fim de lhes mostrar a salvação em Cristo Jesus.

CONCLUSÃO

Aprendemos muito através da vida simples de uma verdadeira discípula de Cristo. Agora, devemos aplicar estes princípios em nossa vida. De que maneira nossa generosidade poderia ser expressa? Estamos escutando o clamor dos pobres? Como poderíamos fazer mais pelos pobres e necessitados, tanto dentro quanto fora da nossa igreja? Se semearmos o amor, a benevolência e a paz, Deus multiplicará nossos talentos também! Mostraremos, então, ao mundo, através de atos praticados, que amamos ao Senhor Jesus, pois os nossos atos falam mais que nossas palavras. Isto significa que, quando testemunhamos de Cristo ao mundo, estamos sendo continuadores da sua obra, e, nesse sentido, podemos dizer que a nossa atuação, como cristãos, envolve sacrifício em benefício do outro e prova que não somos omissos, uma vez que "Aquele (...) que sabe fazer o bem e o não faz, comete pecado" (Tg 4:17 ). Além disso, a cura divina é algo sobrenatural que Deus disponibiliza para a sua igreja. Esperamos que esta capacidade espiritual em nossa vida, possamos beneficiar aos de fora e aos de dentro da igreja.


RUTE

Nossa sociedade é repleta de piadinhas sobre sogra. Você deve conhecer algumas dessas. Quando estudamos a história de Rute, porém, vemos uma contradição com o estigma que foi criado a respeito das sogras.
Noemi, mulher do povo de Deus, viúva, era sogra de Rute. Um dos mais belos exemplos de fidelidade e amor entre seres humanos, que encontro na Bíblia está relatado em Rute 1:16: “[...] Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;”.
Rute era moabita e agora viúva. Ao perder seu marido, ela poderia ter voltado a seu povo e viver a vida que sempre viveu. Poderia ter voltado para sua família e se casado com pessoas que pertencessem ao seu povo. Se olharmos com nossos olhos hoje, não seria mais cômodo voltar para casa, e voltar a viver uma vida com a qual já estava acostumada?
Contudo, Rute escolhe seguir com Noemi, e não só ir com ela mas servir ao Deus que ela servia. Quão maravilhoso é quando o Deus verdadeiro é reconhecido por aqueles que estão distantes dEle como o Deus que merece toda honra, glória e adoração!
Rute é um exemplo de pessoa que mesmo criada na idolatria decide servir ao Deus de Israel quando se encontra com o povo que serve a esse Deus! “Os filhos de Israel deviam ocupar todo o território que Deus lhes indicara. Aquelas nações que haviam rejeitado a adoração e serviço ao verdadeiro Deus, deviam ser despojadas. Mas era propósito de Deus que pela revelação de Seu caráter através de Israel, fossem os homens atraídos para Si. O convite do evangelho devia ser dado a todo o mundo. Mediante o ensino do sistema de sacrifícios, Cristo devia ser erguido perante as nações, e todos que olhassem para Ele viveriam. Todo aquele que, como Raabe, a cananita, e Rute, a moabita, tornassem da idolatria para o culto ao verdadeiro Deus, deviam unir-se ao Seu povo escolhido. À medida em que o número dos israelitas crescesse, deviam eles ampliar suas fronteiras, até que o seu reino envolvesse o mundo.” Profetas e Reis, p. 15.
Podemos aprender duas coisas muito importantes com essa parte da história de Rute:
1) Quando decidimos servir a Deus, independente da vida pecaminosa que tivemos no passado, Ele nos recebe de braços abertos em seu povo. Rute foi honrada por Deus, fazendo parte da linhagem da qual nasceu o Messias!
2) Quando o povo de Deus reflete seu caráter, pessoas como Rute, que estão em caminhos que não são os do Senhor, têm a oportunidade de conhecer ao Deus de Israel e decidir serví-lo!
Que sejamos fiéis às pessoas como Rute foi à sua sogra Noemi! Que sejamos luz para o mundo, para levar-mos muitas “Rutes” a conhecerem o Deus a quem servimos!
__________________________________________________________








DÉBORA


“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” Juízes 4:4
A Bíblia relata, de forma não muito demorada, um pouquinho da história de Débora. Contudo, este pouquinho é testemunho suficiente para as mulheres cristãs atuais.

No verso de Juízes 4:4 vemos que Débora era uma mulher casada, como muitas de nós, e que tinha duas funções importantes em Israel – profetisa e juíza. “Habitava em Israel uma mulher, famosa por sua religiosidade, e por meio dela o Senhor escolheu livrar o Seu povo. Seu nome era Débora. Era conhecida como profetisa, e na ausência dos costumeiros juízes, o povo se dirigia a ela em busca de conselho e justiça.” E Recebereis Poder, p. 261.

Conhecemos bem, de acordo com os relatos Bíblicos, que a condição da mulher nos tempos antigos era bastante diferente da nossa condição atual. Débora, vivendo nesse período, foi um grande instrumento nas mãos de Deus! Prova de que o Senhor não valorizou as mulheres apenas no Novo Testamento, mas desde sempre olhou para elas com um olhar especial.

Débora recebeu instruções divinas e passou-as a Baraque. No verso 8 do capítulo 4 de Juízes lemos: “Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.” Você consegue imaginar um homem dos tempos bíblicos dizendo isso a uma mulher?

O relato bíblico que temos sobre Débora é um relato de vitória. Mais do que uma vitória contra a opressão sofrida pelo povo de Israel, é um relato da vitória feminina sobre os estigmas. Nós, hoje, olhamos para as mulheres do passado e muitas vezes lamentamos sua condição. Nos esquecemos que condição alguma é barreira para sermos usadas por Deus.

Deus usou Débora para libertar Israel de uma condição opressora, e ao mesmo tempo usa sua história para nos mostrar que unidas a Ele estamos livres de opressões e estigmas que possam existir sobre nós. Uma mulher nas mãos de Deus é uma mulher valorizada, independente da época em que vive. Uma mulher nas mãos de Deus é mais corajosa que um homem, e é capaz de liderá-lo.

Não estou defendendo a revolução feminista. Nada disso! Quero apenas provocar a seguinte reflexão: Não importa o que o mundo pense sobre você, não importa se seu salário é menor que o do seu colega de trabalho só porque você é mulher, não importa o quando o mundo ainda nos oprima! Somos valiosíssimas nas mãos do Deus que nos criou!!

Popular Posts

 
Para Você, Mulher! © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects